domingo, 27 de maio de 2012

[FIFA] Entendendo os atributos


Atendendo a alguns pedidos, resolvi finalmente fazer um post sobre os atributos dos jogadores. Parte fundamental do FIFA, muitos deles são óbvios mas outros podem parecer confusos. Então vamos tentar sanar as dúvidas agora!

Na base de dados do FIFA, são 30 atributos divididos em 3 categorias: Técnicos (16), mentais (7) e físicos (7). Esses atributos combinados formam o famoso overall, levando em conta a posição preferida do jogador. É aqui que surge a discussão e irritação sempre presente dos brasileiros sobre (principalmente) os laterais do Brasileirão. A fórmula que determina esse overall dos jogadores leva em conta todos os atributos, mas dá foco aos principais para a posição. Ou seja, um atacante com bons atributos de drible, faltas e passes mas finalização ruim pode ter seu ovr derrubado justamente por esse atributo fundamental para a sua posição ser baixo. No caso dos laterais, é notório que a maioria dos brasileiros são excelente atacando e fracos ou mediano defendendo. A fórmula que determina o ovr dos laterais no FIFA tem um peso muito maior nos atributos de marcação e desarmes do que nos atributos de drible, passe e controle de bola.

O entendimento dos atributos individuais é importante se o usuário quiser uma experiência profunda no Modo Carreira ou até mesmo quiser tirar umas vantagens com jogadores bons mas menos conhecidos online ou em confrontos com amigos. Muitas vezes um jogador X com overall menor que um outro jogador Y pode ser melhor para o time pois seus atributos se encaixam melhor na tática ou no estilo de jogo do usuário.

Mas chega de papo e vamos aos atributos. Nome original em negrito, nome em Português de Portugal (presente no FIFA 12) em itálico e uma breve explicação de todos abaixo, sempre considerando que quanto maior melhor:

Atributos técnicos
Ball Control (Controlo Bola) - Literalmente controle de bola. Quanto mais alto, menor a chance da bola escapar do jogador depois que ele já a tem em seu domínio.

Dribbling (Driblar) - Quanto mais alto, maiores as chances do jogador conseguir manter a posse de bola com qualidade enquanto dribla.

Finishing (Finalização) - Precisão do chute dentro da área.

Long Shots (Rem. Longe) - Precisão do chute fora da área.

Shot Power (Pot. Remate) - Força do chute.

Volleys (Remates de 1ª) - Técnica para dar chute de primeira.

Curve (Efeito) - Quanto maior o valor, mais efeito o jogador vai colocar na bola (em faltas, lançamentos e chutes)

Free Kick Accuracy (P. Livre Dir.) - Precisão das cobranças de faltas.

Penalties (Penáltis) - Precisão de cobrar pênaltis.

Crossing (Cruzamentos) - Precisão nos cruzamentos.

Long Passing (Passe Longo) - Precisão de passes pelo alto.

Short Passing (Passe Curto) - Precisão de passes rasteiros.

Heading Accuracy (Cabeceamento) - Precisão da cabeçada (seja para passes ou finalizações)

Marking (Marcação) - Habilidade de marcação do jogador.

Sliding Tackle (Carrinho) - Habilidade do jogador de dar carrinho sem cometer falta.

Standing Tackle (Corte em Pé) - Habilidade do jogador desarmar o adversário sem comenter falta.


Atributos mentais
Aggression (Agressividade) - O quão vigoroso e agressivo o jogador é no jogo físico (incluindo desarmes)

Attack Positioning (Pos. Ataque) - Habilidade de ler o jogo ofensivamente para se posicionar bem no ataque.

Composure (Compostura) - Habilidade do jogador de tomar decisões sob pressão.

Interceptions (Intercepções) - Habilidade de ler o jogo defensivamente e antecipar passes para interceptar a bola.

Reactions (Reflexo) - O quão rápido o jogador responde mentalmente a alguma situação.

Tactical Awareness (Consciência Tática) - O quão bem o jogador executa a tática do time.

Vision (Visão) - Habilidade de ver o posicionamento dos companheiros no ataque para dar um passe para alguém bem posicionado.


Atributos físicos
Acceleration (Aceleração) - Quanto maior o valor, menor o tempo para atingir a velocidade máxima.

Sprint Speed (Sprint) - O quão rápido o jogador corre quando está na velocidade máxima.

Agility (Agilidade) - A agilidade física do jogador para se movimentar sem a bola e a habilidade de fazer bicicletas e voleios.

Balance (Equilíbrio) - Atributo importantíssimo desde o FIFA 12, habilidade do jogador manter ou retomar o equilíbrio durante ou após uma dividida física.

Jumping (Salto) - O quão alto o jogador consegue pular independente da altura.

Stamina (Energia) - Determina a taxa de cansaço do jogador durante o jogo. Quanto mais alto, mais fôlego ele vai ter.

Strength (Força) - Mede a força do jogador. Quanto mais alto, mais fácil dele ganhar uma dividida.

Perceberam 2 atributos em vermelho? Eles existem, são computados mas ficam escondidos dentro do FIFA.

Além dos atributos existem outras opções que influenciam no jogador. Tem a chamada carga de trabalho que diz se o jogador é preguiçoso, ativo ou normal no comportamento ofensivo ou defensivo (válido somente para jogadores controlados pela CPU), além das famosas estrelas de drible (Movimentos Técnicos no PT-PT do FIFA). Essas estrelas de drible vão de 0 a 5 e dão ao jogador a possibilidade de fazer os dribles relacionados à sua estrela e às estrelas anteriores a ela. Apesar de improvável, é perfeitamente possível um jogador ter 90 de Ball Controll e 90 de Dribbling e ainda assim ter 1 ou 2 estrelas de 'movimentos técnicos'. Uma coisa não tem nenhuma ligação com a outra, já que os atributos dizem respeito ao controle da bole e da posse da bola sem contar a execução desses dribles especiais.

No FIFA 12, há uma pequena alteração nessa estrutura dos atributos: O Reactions (Reflexo) é colocado como um atributo físico e não mental. Mas isso não muda muita coisa... Essa explicação é válida para o FIFA 12 e muito provavelmente será válida para o FIFA 13. Do FIFA 11 para trás, alguns atributos como Balance e Attack Positioning (que era só Positioning na época) tiveram sua finalidade modificada para atender às melhorias na jogabilidade.