quarta-feira, 30 de maio de 2012

[FIFA13] Impressões gringas e novas imagens


Durante as últimas semanas, a EA realizou em diversos lugares da Europa os tradicionais playtests com os sites/blogs da comunidade de fãs do FIFA e jornalistas em geral. E hoje finalmente acabou o embargo imposto pela empresa para a divulgação das informações do pessoal que jogou. Então, teremos pipocando por toda web europeia as impressões sobre a mais recente versão jogável do FIFA 13 pré-E3. Como de costume, vamos tentar resumir aqui algumas impressões de blogs como o Sweetpatch.TV, o FIFA Benelux e até mesmo outros sites como o God is a Geek e o site da Revista Oficial do Playstation (ambos ingleses).

Todos são unânimes: a maior mudança é no First Touch Control (Controle do 1º Toque na tradução oficial). É a novidade que se percebe logo de cara após os primeiros passes trocados ao iniciar o jogo, mas não é considerada tão revolucionária quanto a mudança para a Defesa Tática que aconteceu no ano passado. Como já dito, os domínios de bola serão totalmente contextuais e diversos fatores influenciarão nele. Além de fatores esses como campo, força do passe, posição do corpo e outros, os atributos de controle de bola terão papel importantíssimo aqui. Isso significa que um zagueiro ou um goleiro da 4ª divisão inglesa não terão mais o mesmo domínio de bola perfeito do Messi ou do Cristiano Ronaldo. Eis que surgem dois pontos contrastantes: Os adversários irão perder a bola mais vezes (especialmente a CPU) e consequentemente também significa que você vai perder a bola mais vezes. O produtor David Rutter chegou a chamar o novo sistema de domínio de bola de "previsivelmente imprevisível", mas isso não significa que o FIFA ficará aleatório. O jogo será capaz de calcular com mais precisão a variação (ou imprevisibilidade) das jogadas em diversos setores do jogo.

Isso também vale para a nova inteligência de ataque. Apesar de muitos erros (impedimentos exagerados, por exemplo) pelo fato de ser versão preliminar e consequentemente feita exclusivamente para testes, a inteligência foi bem elogiada. Os jogadores tendem a se movimentar muito mais no campo tentando fugir dos marcadores para se posicionarem melhor para um passe curto ou um lançamento em profundidade. Os laterais também irão apoiar um pouco melhor sem que tenhamos que mandar ele avançar manualmente. Isso torna o FIFA ainda mais dinâmico.

O Complete Dribbling (Dribles Completos) não chegou a ser muito detalhado nos previews, mas ele é ativado pelas dois gatilhos do controle (R2+L2 no PS3 e RT+LT no Xbox 360) substituindo assim o útil Skilled Dribbling, que passa a ser contextual. O Complete Dribbling é uma ferramenta que possibilita ao jogador selecionado conduzir a bola com o corpo direcionado ao gol ou ao marcador. Dessa forma, o jogador fica em uma situação muito mais realista para tentar uma arrancada ou um drible mais elaborado.

O Tactical Free Kicks (cobranças de falta táticas) também foi elogiado, embora não tenha sido visto como algo que revolucione as cobranças de falta, já que a mecânica de chute permanece a mesma. A novidade bacana aqui fica na já conhecida possibilidade de adiantar a barreira. Como dito, é possível receber um cartão amarelo por adiantar a barreira, mas isso vai variar de juiz para juiz. Os menos rigorosos podem deixar ela se adiantar alguns passos e os mais rigorosos podem dar um cartão amarelo caso vejam o menor exagero.

Melhorias gerais na jogabilidade fora as já aguardadas 'grandes novidades' também estão presentes. Alguns sites citaram por exemplo que as cabeçadas estão bem melhores e mais realistas que no FIFA 12, apesar dos chutes terem o mesmo feeling não tão bom que acompanha a série nesse quesito. Também mencionado que os goleiros tem alguns movimentos novos, mas nada aprofundado no assunto.

E além de tudo, a EA aproveitou para divulgar oficialmente novas imagens do FIFA 13 (no mesmo esquema de clique para ampliar de sempre):





UPDATE: Segundo informações do site da OPM da Inglaterra, o FIFA 13 vai contar com o Estádio do Tottenham Hotspur, o White Hart Lane. Ainda de acordo com a OPM, o jogo deve contar com uma [nota do escriba: sensacional] novidade: Poderemos selecionar o horário de início da partida em qualquer horário entre meio dia e 10 horas da noite, em intervalos de meia em meia hora (por exemplo: 12h00, 12h30, 13h, etc).

A E3 é logo ali. A semana que vem promete ser intensa para os amantes dos video-games e, claro, do FIFA!